quinta-feira, 6 de abril de 2017

A TURMA DO XAXADO 4(CEDRAZ)-2005

A Turma do Xaxado foi criada em 1998 pelo Baiano Antônio  Cedraz. (1945-2014). As tiras da turma começaram a ser publicadas no jornal 'A tarde' e rapidamente se espalharam por vários suplementos do Brasil, sendo inclusive publicadas em outros Países, como Angola, Cuba e Portugal. Detentora de vários prêmios, entre eles o de Melhor Álbum Infantil do Brasil, as histórias da Turma de Xaxado mostram o dia a dia de Xaxado e seus amigos. De origem Nordestina, o menino é neto de um Cangaceiro que acompanhava o bando de Lampião. Com altas doses de ironia e crítica Social, as histórias retratam a dura rotina do Nordestino, mostrando sua gente e seus problemas. A Turma do Xaxado é uma obra atualíssima, feita para rir e refletir. Isso sim é Cultura!

Scans:Ruth(Muito obrigado,amiga!)


Restauração:Almir(Excelente como sempre,amigo.Obrigado!)


ATX




3 comentários:

  1. Que maravilha poder ler esta turminha na internet.
    Eu lembro de uma edição deste personagem, mas acho que era da editora escala, se não me engano.
    Muito legal este resgate dos personagens, pois infelizmente, desde a morte do seu criador, a turma parece meio largada. Tanto que até o site deles (http://www.turmadoxaxado.com.br/) tem apenas um endereço de e-mail para contato, e mais nada.
    Parabéns a todos os envolvidos por resgatar a criação deste artista baiano, que sempre acreditou e lutou pelo seu sonho, tornando-o realidade. Uma realidade chocante, como, aliás, a triste sina de muitos brasileiros que sofrem com a indústria da seca.

    ResponderExcluir
  2. Disponha, Flávio! Mas agradeça ao Almir por esse scan. (:
    Eu comprei o livro 1000 tiras em quadrinhos Turma do Xaxado e fiquei encantada, tanto que adquiri outros livros e alguns gibis. Diante do que foi escrito por você e pelo Leitor Degibis eu não tenho nada a acrescentar. (:
    Espero que o pessoal goste! Abraços, Ruth

    ResponderExcluir
  3. Só complementando a informação do Leitor Degibis, além da Editora Escala, a turma do Xaxado teve 4 gibis lançados pela Editora HQM. Ruth

    ResponderExcluir