domingo, 29 de janeiro de 2012

(Almanaque de Super-Heróis)SUPERMAN VS SHAZAM(EBAL)-1980

"A Batalha entre Super-Homem e Capitão Marvel teve início bem antes do  lançamento dessa Edição.Mais precisamente em 1941,um ano depois do Capitão Marvel ter sido criado por Charles Clarence Beck e Bill Parker.A National Periodicals(nome anterior da DC Comics),iniciou um processo Judicial contra a Fawcett Comics(Editora que Publicava o Capitão)por Plágio de seu Principal Personagem,o Super-Homem.O Processo encerrou-se em 1953,com a Fawcett fazendo um acordo de não mais Publicar o Personagem.Até que,em 1973,a Própria National,então já DC Comics,comprou os Direitos do Personagem e passou a Publicá-lo.Só que a Revista Teve que se Chamar Shazam,já que a Marvel criou em 1967 o seu Capitão Marvel e Tinha os Direitos sobre o nome.E nessa Edição,lançada pela EBAL em 1980,os dois Super Seres se Enfrentam,dessa  vez numa História em que o Quebra-Pau se desenrola em vários cartões Postais(Nova York,Cataratas do Niágara,Grand Canyon...) enquanto Mary Marvel e Super-Moça enfrentam Adão Negro e o Feiticeiro Karmang.A história tem participação até do Mago Shazam.O Final é Hilário,envolvendo até cena de Ciúmes.Nas Últimas Páginas,a Matéria sobre o Processo de Plágio envolvendo os Personagens."
Fonte do Texto:Wikipédia e Universo HQ
Scans:Guia Ebal
SVSSH

6 comentários:

  1. Eu sempre fiquei pensando se nunca tinha dado algum problema de direitos autorais com o Capitão Marvel da Marvel com o da DC. Vc trouxe uma luz a essa dúvida.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. comprei alguns gibis do shazam publicados na década de 70 ,np mercado livre.também possuo alguns dessa mesma época que baixei de um blog norte americano,dei uma trabalhada nelas com o gimp.estou traduzindo-as para o português, mas para mim è um processo demorado traduzi-las,já que não sou nenhum expert em inglês.já as que eu comprei são da saudosa editora ebal.assim que terminar otrabalho de restauração eu as postarei com muito prazer,para que a geração mais jovem coheça as primeiras histórias dele publicadas depois que a dc comics reativou o personagem no mundo dos quadrinhos.sou um cinquentão apaixonado por gibis'e se deus me permitir chegar aos 100 continuarei apaixonado por gibis.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por compartilhar tamanho tesouro, porém esse gibi esta FALTANDO A PAGINA 7 (onde o Superman atravessa a nave de um vilão com o próprio corpo).

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Na época que você postou este scan eu baixei, mas infelizmente perdi o arquivo. Gostaria de pedir pra repostar, se possível. Obrigado!
    Vc sabe dizer se a editora abril ou a panini publicou esta HQ no Brasil? Esta da Ebal tá bastante cara no ML. Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. O link está off... Tem como repostar? Por favor,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O arquivo pra download está disponível nesse link:

      http://www.mediafire.com/file/1aq8f98r8sg9vse/SZ_ALM_1980.cbr/file

      Excluir